Gestão: Que O Discurso Se Torne Vida

O curso

 

  

             A UECE oferece o curso de Geografia, nas modalidades Licenciatura (à noite) e Bacharelado (pela manhã). A forma de ingresso para este curso é na forma de vestibular, que ocorre duas vezes ao ano, onde são oferecidas 40 vagas para bacharelado e 40 vagas para licenciatura, totalizando 80 vagas, por semestre, onde ao todo, por ano entram 160 alunos no curso. Os prédios do curso de geografia são o Bloco E (localizando em frente ao prédio do ICBS) e G (localizando ao lado do Auditório central da UECE), no campus do Itaperi, em Fortaleza.

 

História do curso de Geografia da UECE

            A Geografia, no âmbito acadêmico, surge no Ceará na segunda metade da década de 1940. O curso de geografia da Universidade Estadual do Ceará é considerado o mais antigo do estado, sendo que este curso é anterior á UECE. Logo depois surgiu o curso de geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), depois o da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato, depois o da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM - UECE), em Limoeiro do Norte e, por último, o da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.

            A história do curso de geografia da UECE inicia-se em 8 de junho de 1947, quando foi instalada a Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, na sua sede provisória, o Colégio Cearense. Neste mesmo ano, houve o primeiro vestibular, somente para o curso da noite, em que iniciaram 62 alunos, para os cursos implantados, entre eles o de história e geografia (ressalta-se que os dois eram um único curso). Na primeira metade dos anos 60, a UNBEC (União Brasileiro de Educação e Cultura), a entidade mantenedora da faculdade, entrou em crise, prejudicando o funcionamento da mesma então resolvendo fechá-la. Foi realizado um movimento para manter a faculdade, e com o êxito deste movimento, esta passou á ser chamada de Faculdade de Filosofia do Ceará (FAFICE), no primeiro governo de Virgílio Távora. Ao transferir-se para o Estado, a FAFICE passa á ocupar o prédio onde hoje funciona o Centro de Humanidade da UECE, no campus de Fátima, na Avenida Luciano Carneiro.

            No âmbito da FACICE, o Curso de Geografia foi autorizado pelo Decreto 22.970 de 22 de abril de 1947 e reconhecido pelo Decreto 28370 de 12 de julho de 1950. Com a criação da Universidade Estadual do Ceará, conforme Resolução nº 2 de 5/5/75 do Conselho Diretor da Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), mantenedora da UECE, os cursos da FAFICE vieram compor áreas de dois centros, o Centro de Humanidades - CH, (História, Línguas Estrangeiras e Filosofia) e Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, (Matemática e Geografia). Dentro do CCT, havia o Departamento de Geociências, onde o Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (na capital) e o da Faculdade Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte (a 200 km de Fortaleza), passaram á pertencer.

            Vários nomes tiveram dedicação e esforço para a efetivação do curso de geografia da UECE, são eles, a Professora Cilda Damasceno, Milton Santos, Maria Adélia de Souza, Antonio Christofoletti, Jean Bitoun, Manoel Correia de Andrade, entre outros. Pode-se compreender, nesse processo, que é através da Faculdade Católica de Filosofia, posteriormente denominada de Faculdade de Filosofia do Ceará, que emerge no Ceará o movimento geográfico, de caráter acadêmico, liderado por quatro Universidades cearenses: UECE (em Fortaleza e em Limoeiro do Norte), UFC (em Fortaleza), URCA (em Crato) e UVA (em Sobral).  

Fonte: UECE
 

Contatos

CAGEO

cageo_uece@yahoo.com.br

Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700 CEP 60740-000 - Fortaleza, Ceará

Procurar no site

 O CA-geografia em outras mídias 

Blog              Orkut

Geografia UECE

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode