Não sendo uma prática e uma pesquisa exclusiva de nossa ciência, o estudo de campo, passa a ser uma das características dos cursos de geografia, onde o objetivo central é pesquisar, analisar e verificar os resultados dos fenômenos e processos sociais e físicos ocorridos no espaço, pois entendemos que quase todos (se não todos) os processos e dinâmicas não são instantâneos.
Os estudantes têm que ficar atentos á aulas de campo que forem realizadas no seu curso de geografia, pois elas não são viagens turísticas, onde visam apenas observar as paisagens e tirar fotos. Trata-se de uma aula, e como tal o seu objetivo é o aprendizado e gerar discussões dos problemas analisados no local. O aluno deve fazer relatórios á respeito da aula, cobrar dos professores a entrega prévia de roteiros, planos de aula, objetivos, instrumentos e quais realidades serão verificados no campo.
Medicina sem aulas de Anatomia não é Medicina, Química sem aulas de laboratório, não é Química. Da mesma forma ocorre em nosso curso, em nossa ciência, Geografia sem aula de campo, não é Geografia. O campo é a comprovação (ou tentativa de comprovação) do que foi problematizado em sala de aula. É extremamente essencial para o curso de geografia, assim é de total necessidade que elas sejam inteiramente satisfatórias.
Na UECE ainda há deficiencias na realização das aulas de campo, pois o trasnporte disponível não contempla uma turma inteira de 40 alunos, pois o onibus oferecido comporta apenas 27 lugares, tendo que ser realizado a "degola" de alguns alunos. Temos que discutir e realizar mobilizações á respeito das melhorias das aulas de campo da Geografia, assim como tembém exigir da Universidade uma ajuda de custo, através da assistencia estudantil.
Preparação para o campo
Os estudos de campo na geografia são designados para observar os processos sociais e os resultados dos fenômenos naturais, pois este último não se dá de forma instantânea. Por isso este tipo de estudo ocorre pela:
- Verificação da paisagem;
- Coleta de materiais para análise em laboratório;
- Observação e discussão sobre inícios ou finais de processos físicos e sociais, que modificaram ou irão modificar a paisagem;
- Análise de impactos socioambientais;
- Dinâmica e mobilidades social no espaço;
- Entre outros.
Para realizar tais atividades práticas é interessante levar alguns materiais para o campo, mas nunca se esqueça do caderno de campo, pois nele você irá anotar todas as suas experiencias no campo:
- Lápis (ou lapiseira) e borracha;
- Caneta;
- Bússola (se possível);
- Canivete (para recolhimento informal de amostras).
As atividades de campo podem ser realizadas em locais com vários obstáculos naturais, como relevos acidentados, lugares alagados e com temperaturas elevadas, como é o caso do Nordeste, por isso é interessante verificar a previsão do tempo na mídia ou em órgãos competentes. Com tais informações terá que haver uma preparação para o campo. As indicações são:
- Usar roupas leves e de cores claras (preferência para as roupas de cores brancas, pois retém menos calor), caso as temperaturas estejam elevadas;
- Tênis(Por conta de possíveis relevos acidentados, ou para evitar ferimentos com materiais cortantes);- Bastante água (hidratação é sempre importante);
- Óculos de sol;
- Boné;
- Protetor solar.
CAGEO
Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700 CEP 60740-000 - Fortaleza, Ceará