Gestão: Que O Discurso Se Torne Vida

O Símbolo Oficial da Geografia

    A sociedade, de um modo em geral, sempre buscou representar suas funcionalidades, objetos e elementos constituintes, por meio de símbolos e signos. As letras e números, por exemplo, são representações simbólicas de algo material. Resumindo, os símbolos são representações gráficas abreviadas, mas com bastante profundidade e reflexão, de objetos materiais ou concretos.  

    No meio acadêmico, os estudantes e cientistas da geografia, sempre adotaram símbolos para identificá-los como tal, sem se importar muito com as significações destes, ou saber o porquê de tal representatividade. Tomam este assunto como desnecessário, o que não é. Muitos adotam apenas o Globo terrestre (figura 01), mas em discussões, pesquisas e em solicitações á docentes de universidades deste país, foi “(re)descoberto” que o símbolo da Geografia não é apenas o globo terrestre, mas sim uma Esfera Armilar, com um globo no meio. Segundo o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) a Esfera Amrilar é universalmente consagrada como o símbolo do globo terrestre, assim, é também símbolo dos estudos geográficos. vejamos que ela também reconhece e considera este simbolo como representativo da geografia, além de ter uma ligação como o nosso objeto de estudo, o Espaço.

Figura 01: Globo Terrestre (Símbolo comum) 

 

 A Esfera Armilar

    A Esfera Armilar (figura 02) é uma representação da esfera celeste e serve para mostrar as principais divisões do céu e o movimento dos corpos celestes, resumindo, serve para se localizar no espaço. Este instrumento era utilizado pelos astrônomos e cartógrafos para se orientarem em navegações. Foi inventada por Eratóstenes, no período clássico da Grécia Antiga. Este Filósofo foi o primeiro estudioso utilizar a palavra Geografia, em sua obra, que era titulada do mesmo nome, “geografia”, e fez vários estudos, que são bastante geográficos para a época, como a descoberta de que o rio Nilo nascia de um lago, e que a terra tem a forma esférica. 

 Figura 02: Esfera Armilar (conceito original)


    No período da sistematização e efetivação da Geografia como ciência, esta tinha muita proximidade com a astronomia e a cartografia, pois na época a geografia era uma ciência de viajantes e de descobridores de novos espaços, e para isso utilizava bastantes instrumentos destas duas ciências. Muitos dos símbolos cartográficos e de astrônomos também foram sendo utilizados pelos que estudavam Geografia, como o globo terrestre, por exemplo. A Esfera Armilar, que era um instrumento de orientação pelos navegantes, que entre eles estavam os Geógrafos, também foi sendo utilizada por estes.

    O intuito da adoção da Esfera Armilar (figura 03), para símbolo da Geografia, é homenagear o inventor da palavra Geografia, Eratóstenes, que também é atribuído á ele a invenção deste instrumento, e que iniciou estudos geográficos em seu tempo, como a descoberta da esfericidade da terra, e também pela ótima explicação e representação desta ao objeto de estudo da Geografia, que é o espaço. Mas a esfera armilar que representa a Geografia é aquela que possui a terra no centro.  

  Figura 03: Esfera Armilar (Símbolo da Geografia)

 

Os Emblemas de Formatura

    Nos anéis de formatura de Geografia usa-se em suas laterais, o Globo terrestre, e do outro lado uma flor-de-lis (Figura 04), mas estes não são obrigatoriamente os símbolos oficiais da geografia. Em outros cursos, bem tradicionais, por exemplo, utiliza-se símbolos diferentes dos oficias, em seus anéis de formatura. A pedra preciosa do anel é a Ametista (Figura 05).

 

Figura 04: Emblemas de Formatura, Globo e Flor-de-los

 

Figura 05: Pedra do Anel, Ametista

 

Bibliografia consultada

GRECIA antiga. Disponível em: < http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0247>. Acesso em 05 ago. 2010.

SABER web. Disponível em: < http://www.saberweb.com.br/astronomos-da-grecia/eratostenes/>. Acesso em 05 ago. 2010.

 

 

 

 

Contatos

CAGEO

cageo_uece@yahoo.com.br

Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700 CEP 60740-000 - Fortaleza, Ceará

Procurar no site

 O CA-geografia em outras mídias 

Blog              Orkut

Geografia UECE

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode