Gestão: Que O Discurso Se Torne Vida

O Geógrafo

 

O geógrafo de Johannes Vermeer

    O geógrafo é o cientista que tem o papel de descobrir, descrever e explicar como se dá a relação da sociedade com a natureza, a distribuição dos fenômenos físicos e sociais na superfície terrestre, as formas de espacialização da sociedade, como se origina e se dispõe os arranjos espaciais e como a sociedade se movimenta no espaço. Para isto, este profissional utiliza várias técnicas que acompanham o desenvolvimento tecnológico da sociedade.

    Na geografia há dois grandes ramos, a Geografia Física, que estuda a perspectiva da natureza na relação sociedade e natureza, como os fenômenos naturais influenciam os sociais, a distribuição dos fenômenos físicos e naturais na superfície terrestre, como a natureza se comporta com os diversos impactos ocasionados pelas relações sociais e a paisagem natural. A geografia Humana estuda a perspectiva da sociedade na relação sociedade e natureza, como os fenômenos sociais influenciam os físicos, a distribuídos dos fenômenos sociais na superfície terrestre, como a sociedade se movimenta no espaço, como se dá dinâmica de espacialização ("fixação") da sociedade, e a paisagem humanizada. Vários ramos e disciplinas dão suporte á estes estudos geográficos, sendo a mais importante destas disciplinas, a Cartografia, que estuda as formas de representação gráfica do espaço e da realidade em cartas, mapas e imagens.

    O geógrafo é o profissional que se preocupa com o estudo da organização da sociedade e sua relação com a natureza, no sentido de conhecê-la melhor, tratando-a com uma visão preservacionista.

    O geógrafo, atuando como autônomo ou na empresa pública ou privada, elabora relatórios, laudos, perícias, participa de licenciamentos ambientais, integra equipes multidisciplinares nos projetos sócio-econômicos urbanos e rurais e em projetos ambientais. Por exemplo: estuda os aspectos físicos da Terra, analisa dados sociais e econômicos de uma população, estuda os ecossistemas, busca prevenir impactos ambientais ao levantar informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, entre outros. Pode também atuar como professor nas escolas de ensinos Fundamental e Médio.

    A lei que regulamentou a profissão do Geógrafo, é a lei 6.664 de 26 de junho de 1979 e também a lei 3.194. Segundo o CREA, a palavra geógrafo designa todos os profissionais que cursaram o Bacharelado em Geografia.No entanto, ao longo dos anos, uma série de entidades – sejam estudantis, sejam profissionais – vêm contestando isso. A Coneeg (Confederação Nacional das Entidades de Estudantes de Geografia) e a AGB (Associação dos Geógrafos do Brasil) consideram como sendo geógrafos todos os que, tendo sido formados em Geografia e atuam na área. Portanto, licenciados ou bacharéis são geógrafos. Não há pesquisa em geografia sem a aplicação da mesma, inclusive através da docência. Não existe ensino da geografia sem que ocorra uma pesquisa aprofundada para que o seu ensino se dê de forma crítica, laica e enriquecedora.

- Os profissionais da Geografia, enquanto bacharéis, são regulamentados pelo Sistema CONFEA/CREA. O geógrafo, portador do bacharelado, deverá se inscrever no CREA.

- Os profissionaiss da Geografia, enquanto licenciados, são regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O geógrafo, portador da licenciatura, deverá se inscrever na Coordenadoria de Ensino do MEC para poder exercer o magistério.

    O CREA engloba também engenheiros, agrônomos, arquitetos, tecnológicos, geólogos, meteorologistas e agrimensores e técnicos de Ensino Médio de áreas afins. O Conselho a nível federal chama-se Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA, que junto com os Conselhos Regionais dos diversos estados, formam o que denominamos de Sistema CONFEA/CREA.

    Nós do CAGEO - UECE consideramos geógrafos os profissionais que estudam geografia, independente de serem bacharéis ou licenciados. Essa distinção profissional entre um Geógrafo e um Professor de Geografia para nós não existe, todos aqueles que estudam e produzem geografia são geógrafos. Mas em termos de mercado de trabalho essa distinção é importante, pois só um bacharel é habilitado á emitir de pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA, assim como para a elaboração de EIA/RIMA (estudo prévio de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental), podendo também prestar concursos públicos para quadros estatais que precisem de bacharelados. E só um licenciado em Geografia, pode exercer legalmente e exclusivamente as funções de docência, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de modo que um bacharel não pode realizar esta atividade. Para lecionar no Ensino Superior, tanto para o bacharel quanto para o licenciado, o requisito é um curso de mestrado, não essencialmente na área de Geografia, mas nas áreas afins.

    No dia 29 de maio é comemorado o dia do geógrafo.

 

Bibliografia

Fonte: disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-geografo.php>. Acesso em 16 de novembro de 2010, Às 11:28


 

Contatos

CAGEO

cageo_uece@yahoo.com.br

Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700 CEP 60740-000 - Fortaleza, Ceará

Procurar no site

 O CA-geografia em outras mídias 

Blog              Orkut

Geografia UECE

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode